Avaliação de Mapas Conceituais


A avaliação de mapas conceituais do aluno pode ser utilizada com a intenção de compreender o processo de construção do conhecimento do aluno, considerando, conforme destaca Dutra (2006), os níveis de implicações significantes:

  • Refere-se ao resultado de uma observação direta, ou seja, daquilo que pode ser registrado do objeto apenas a partir da observação de seu contexto e de seus atributos.
  • Refere-se ao resultado de um sistema de relações que evidencia algumas generalizações e propriedades não diretamente observáveis. Nesse nível as diferenciações não são apenas percebidas e sim deduzidas do objeto ou da ação sobre ele. 
  • Refere-se à ampliação dos níveis anteriores, porque as relações vão além do conhecimento de causas e consequências, pois retratam as razões e os porquês. Segundo Dutra (2006) as “implicações estruturais estabelecem que condições (no sentido lógico) são imprescindíveis para determinadas afirmações, fazendo distinções daquelas que são apenas suficientes.”
Para fazer a mediação pedagógica é importante o professor conhecer os conceitos, suas relações e implicações representadas no mapa conceitual do aluno, juntamente com as estratégias de aprendizagens presentes durante o processo de desenvolvimento do projeto. Esse conhecimento pode revelar demandas conceituais e/ ou estratégias que necessitam ser aprofundadas para que o aluno possa estabelecer novas relações e construir novos patamares superiores de conhecimento.


O trabalho por projeto, como já foi visto no Eixo 1, envolve o estudo de uma questão temática. Nesse processo, os conteúdos relacionados às distintas áreas de conhecimento são abordados de modo a propiciar ao aluno uma compreensão abrangente do tema.

Quando o projeto está em ação, emergem particularidades de um determinado conceito, que podem ser evidenciados no mapa conceitual, demonstrando inclusive os níveis de relações e de implicações. Cabe nesse momento a intervenção do professor, caracterizada pela mediação pedagógica que cria situações que possam favorecer ao aluno a ter uma compreensão aprofundada dos conceitos envolvidos.


A articulação entre o conhecimento abrangente e aprofundado é que permite ao aluno avançar no processo de construção de conhecimento e, consequentemente, na representação no mapa conceitual.

Para saber mais:

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